top of page
  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone SoundCloud
  • Preto Ícone Instagram

DESPINDO A LITERATURA

  • Foto do escritor: Agência ID
    Agência ID
  • 15 de nov. de 2019
  • 2 min de leitura

Atualizado: 3 de dez. de 2019

A verdade entre as páginas dos livros e a transformação social através da retratação da sexualidade na literatura


ree
A literatura também é um meio para debater assuntos como a sexualidade na arte.


A arte, como o grande método de expressão do ser humano, desde seu surgimento, se desmembra nas mais diversas formas, como: música, dança, escultura e literatura. Essa última, em sua extensa história, carrega consigo a evolução e mudança no tratamento de assuntos do cotidiano. Entre eles, pode-se destacar o erotismo, que, em toda a sua amplitude, conquistou espaço nas obras literárias ao longo dos séculos.

Nos livros, o assunto sexualidade, na sua abrangência de expressão corporal, descobertas, atração, prazer, desejos, entre outras características, já passou pelas mais diversas fases. Atualmente, esse tema vive um momento de instabilidade no mundo literário, quando os mesmos atributos, que significam o sucesso de uma grande produção, acarretam na censura de outra.

“Encontramos livros cujo conteúdo referente à sexualidade contém estereótipos, preconceitos e até mesmo discriminações”

A literatura, assim como as outras artes que retratam a realidade, traz consigo os tabus fortemente firmados na sociedade. Nas diferentes escolas literárias, a abordagem desse tema se diferencia entre sedutora e erótica ou, até mesmo, pornográfica. “Encontramos livros cujo conteúdo referente à sexualidade contém estereótipos, preconceitos e até mesmo discriminações”, afirma a professora de português formada pela USP, Iracema Magion.

Mesmo que conceitos errôneos, inevitavelmente, sejam incorporados na retratação do cotidiano, as artes, em todos os seus aspectos, possuem força significativa para o avanço da humanidade e para as mudanças globais. “A literatura é uma arte e como tal denota um esforço humano para compreender a realidade e para recriá-la. Nesse sentido, tem grande poder de transformação cultural”, afirma Magion.

Além da transformação cultural, a literatura possui extrema importância para compreender os debates atuais sobre a presença da sexualidade nas artes. A capacidade de conscientização, através da leitura, e a valorização da mensagem, sem doutrinação, possibilitam esclarecimentos por meio da ilustração, ao mesmo tempo que combate preconceitos e tabus sociais. Atualmente, os livros proporcionam identificação e representatividade através das mais diversas narrativas e, não mais, modelos tradicionais e arcaicos.

Comentários


bottom of page